Anais científicos

SEFE11

Trabalho
Científico

Eixo temático:

escavacoes-profundas-contencoes-e-estabilizacao-de-taludes
Cód: 7115

Título:

CONTENÇÃO COM GABIÕES: ANÁLISE COMPARATIVA DO COMPORTAMENTO DE CAIXAS COM MALHA SOLDADA E HEXAGONAL EM ENSAIOS DE COMPRESSÃO

Palavras-chave:

Contenção;Gabião;Compressão;Malha Hexagonal;Hexagonal

Autores:

GISLEINE COELHO DE CAMPOS , GELMO CHIARI COSTA (1), RAFAEL DA FONSECA (1)

Instituições:

(1) BELGO BEKAERT ARAMES LTDA

Resumo:

O presente artigo discute os resultados de ensaios de carregamento a compressão realizados em caixas de gabião, com dimensão aproximada de 1mx1mx1m, preparadas com diferentes tipos de tela e de tirantes. Para realização dos ensaios, em ambiente laboratorial, foi utilizado um pórtico metálico e um conjunto de instrumentos de leitura e aplicação dos carregamentos, composto por LVDTs (transdutor de deslocamento variável linear), extensômetros elétricos, células de carga, atuador hidráulico com capacidade de 1.000 kN e uma estrutura metálica de confinamento das caixas, de alta rigidez estrutural, considerada indeslocável sob os carregamentos de ensaio. Soma-se a esses um sistema de referência para as medidas de deslocamentos, constituído por elementos metálicos rígidos sobre lajes de concreto armado do piso. Os resultados obtidos mostraram variabilidade de comportamento entre os diferentes modelos de caixa, associadas ao tipo de malha (soldada e hexagonal) e ao posicionamento dos tirantes (de canto ou longitudinais), mas também condicionadas pela qualidade do preenchimento com as pedras e pelo confinamento parcial (ensaios feitos apenas com a face frontal livre das caixas). O confinamento permite carregamentos mais elevados, quaisquer que sejam os tipos de malha das caixas. O confinamento também proporciona redução dos deslocamentos, verticais e horizontais da face livre, quando comparados aos medidos nas caixas com todas as faces laterais livres para os mesmos níveis de carregamento. Cabe destacar que a densidade das caixas, diretamente associada à qualidade do seu preenchimento, interfere nos deslocamentos sofridos pelo conjunto malha e pedras quando submetido aos carregamentos. Somam-se aos aspectos acima mencionados a importância do correto preenchimento das caixas, com destaque para a etapa do chamado “salgamento”, e do nivelamento das superfícies horizontais, que auxiliam na redistribuição dos carregamentos e interferem na deformação das telas dos planos verticais. Por fim, os ensaios realizados contribuíram para um melhor entendimento do comportamento das diferentes caixas de gabiões e da influência da qualidade do seu preenchimento, em termos de resistência e deformabilidade, e podem auxiliar os usuários na seleção do melhor tipo de estrutura para sua obra de engenharia.

Evento criado e realizado, desde 1985, pela

Saiba quem são nossas Patrocinadoras

Patrocínio Platina

Patrocínio Ouro

Patrocínio Prata

Patrocínio Bronze

Organização

Apoio Técnico e Institucional

Apoio Institucional

Apoio de Divulgação

Certificados SEFE 11

Certificados SEFE 11

Prezados participantes,

Informamos que os Certificados de participação do SEFE 11 já estão disponíveis na Área do Participante! Para acessar e baixar seu certificado, por favor, responda primeiro à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é fundamental para que possamos melhorar a próxima edição.

Lembre-se: se você ainda não acessou o sistema, use a data de nascimento como senha ou clique em "Esqueci a Senha" para criar uma nova.

Agradecemos sua participação e colaboração!

Organização SEFE 11