REGULAMENTO PARA EDITORAÇÃO DE TRABALHOS
Envio de Artigos
REGULAMENTO PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS PARA O SEFE 11
O SEFE busca nesta 11ª edição, novamente, reportar e enfatizar casos de obras. Neste sentido, o Comitê Técnico encoraja artigos sobre obras executadas com sucesso, segundo técnicas consagradas ou inovadoras defendidas e analisadas nos artigos.
Os artigos completos aprovados serão divulgados nos anais digitais do SEFE 11. Será OBRIGATÓRIO autorizar a ABEF a publicar os artigos completos nos anais do evento, bem como, em seu banco de dados técnicos.
Tendo em vista a necessidade de uniformizar o máximo possível a formatação, todos os artigos deverão ser elaborados segundo as normas a seguir apresentadas e em formulário próprio, no ambiente eletrônico indicado no site do SEFE 11.
Todo esse processo de envio de resumos e artigos completos será regido pelas etapas descritas a seguir:
ETAPA | PERÍODO |
---|---|
a) Envio do resumo / abstract - ETAPA 1 | 11/12/2024 a 14/02/2025 |
b) Resultado do resumo / abstract (aprovado ou reprovado) | 07/03/2025 |
c) Envio do artigo completo - ETAPA 2 | 08/03/2025 a 25/04/2025 |
d) Aprovação do artigo (aprovado, aprovado com correções ou reprovado) | 19/06/2025 |
e) Envio da versão definitiva do artigo pelo autor que recebeu retorno “aprovado com correções” - ETAPA 3 | 20/06/2025 a 04/07/2025 |
f) Aceite final | 25/07/2025 |
Os EIXOS TEMÁTICOS do SEFE 11 serão:
- 1. Investigações geotécnicas
- 2. Fundações de edifícios
- 3. Fundações de pontes, obras especiais e portos
- 4. Escavações profundas, contenções e estabilização de taludes
- 5. Tratamento e melhoria de solos
- 6. Provas de carga prévias e de verificação de desempenho, ensaio de carregamento dinâmico, teste bidirecional
- 7. Instrumentação e monitoramento
- 8. Normas técnicas
Os interessados na publicação de artigos completos deverão fazer a submissão on-line do resumo, respeitando o limite de palavras listado abaixo para cada box a ser preenchido. A submissão deverá ser feita em formato de texto direto pelo sistema no site do SEFE 11:
- Título (máximo de 20 palavras)
- Palavras-chave (máximo de 5 palavras)
- Resumo (máximo de 500 palavras)
OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:
- a) Deverão ser submetidos apenas os artigos que se enquadrarem nos eixos temáticos de 1 a 8. Ao selecionar o eixo, o autor não poderá fazer a alteração dele;
- b) O número de autores por artigo será limitado em até 5 (cinco) participantes, não havendo limite de artigos propostos pelo mesmo autor;
- c) Todos os autores devem ser cadastrados na fase da submissão do resumo e do artigo completo. Não será permitida a edição de autores após a submissão do resumo e artigo completo;
- d) O envio do artigo completo, para aqueles que tiverem seus resumos/abstracts aprovados, será feito em arquivo de formato PDF através do sistema no site do SEFE 11 (o template em DOC contendo o modelo para a formatação de artigos está disponível abaixo). Em consequência, não será realizado qualquer trabalho de edição no texto submetido;
- e) Ressalta-se que a utilização do formato correto será um dos critérios para a aceitação final do artigo, visando garantir uma maior qualidade de apresentação dos anais;
- f) O atendimento às normas é de responsabilidade dos autores;
- g) Após a data limite para o envio do artigo completo, ele será encaminhado a um revisor que poderá aprová-lo, aprová-lo com correções ou recusá-lo caso julgue que não tenha atendido às normas, ou que o texto submetido envolva baixa qualidade técnico-científica, conteúdo puramente comercial, pesquisa sem resultados etc.;
- h) Durante o processo de preenchimento dos dados solicitados pelo sistema, na etapa do upload do arquivo em PDF, os autores devem se atentar ao título completo do trabalho científico e nome dos autores. Caso esses dados não sejam preenchidos corretamente e com todas as informações solicitadas, ocorrerão problemas na impressão dos certificados;
- i) Cabe ressaltar que o preenchimento das informações é de responsabilidade do autor que está realizando a submissão e não serão editadas posteriormente;
- j) O nome do arquivo a ser enviado NÃO deve conter caracteres especiais como “ç”, /, -, %, &, *, #, @. Sugerimos que o nome do arquivo seja o TÍTULO DO ARTIGO, sem acento. O uso de nomes inadequados pode implicar na NÃO gravação do arquivo e deixará de ser avaliado pelos revisores;
- k) Serão aceitos artigos em português, espanhol e inglês;
- l) Cabe salientar que na submissão do artigo só serão admitidos os artigos completos, lembrando que a submissão é única, não podendo haver edições na mesma;
- m) O artigo completo deverá conter, no mínimo, 4 (quatro) páginas e, no máximo, 10 (dez) páginas. Não serão aceitos artigos com um número menor ou maior de páginas estabelecidas;
- n) Não serão permitidas divulgações comerciais nos artigos, como o uso de logotipos de empresas ou de nomes comerciais;
- o) Pelo menos um autor por trabalho deverá estar efetivamente inscrito no seminário até dia 15 de agosto de 2025. As apresentações, bem como as publicações dos respectivos artigos somente serão realizadas por participantes devidamente inscritos e autores do artigo;
- p) A apresentação dos artigos será na forma oral ou em pôster, conforme definição da Comissão Técnica;
- q) As regras de apresentação serão definidas e comunicadas posteriormente ao término da análise de todos os artigos.
Importante: Para envio do resumo, o primeiro passo é realizar a inscrição. Para conclusão do cadastro, deverá ser escolhida uma forma de pagamento, que poderá ser realizado posteriormente e até alterado, se desejar.
Template para formatação do artigo completo, Clique aqui
Dúvidas devem ser direcionadas para o e-mail: secretaria@qeeventos.com.br